Fale conosco pelo WhatsApp

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4540 Jd. Paulista, São Paulo

Seg à Sexta – 10:00am to 19:30pm

Acne

acne
Imagem meramente ilustrativa - Banco de imagens: Freepik

Na Clínicas ODO, a dermatologia clínica é tratada com a máxima atenção aos detalhes e um profundo compromisso com a saúde e bem-estar dos pacientes.

A acne é uma condição comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, manifestando-se através de cravos, espinhas e cistos. Na Clínicas ODO, oferecemos uma abordagem multifacetada para o melhor tratamento, que inclui:

  • Avaliação individualizada: Análise detalhada do tipo e severidade da lesão.
  • Terapias farmacológicas: Uso de medicamentos tópicos e orais, como retinoides, antibióticos e isotretinoína.
  • Procedimentos dermatológicos: Peeling químico, terapias a laser e microdermoabrasão para reduzir cicatrizes e melhorar a textura da pele.
  • Orientação Nutricional: Conscientização sobre a relação entre dieta e acne, promovendo hábitos alimentares saudáveis.

O que é acne?

A acne é uma condição inflamatória da pele que ocorre quando as glândulas sebáceas ficam obstruídas por oleosidade e células mortas. Essa obstrução impede a eliminação adequada de impurezas, criando um ambiente propício para a proliferação de bactérias.

O acúmulo de oleosidade e a presença de bactérias resultam na formação de cravos, espinhas, nódulos e pústulas, que são as manifestações típicas desta condição.

Este tipo de lesão na pele tende a ser mais comum na adolescência, uma vez que os hormônios sexuais provocam grande produção de oleosidade na pele, como consequência de um quadro inflamatório aumentado. O rosto, costas e peito são as regiões mais afetadas.

Quais são os tipos de acne?

Existem diferentes tipos de acne, vamos destacar as principais:

Acne neonatal: você já deve ter visto alguns pontos branquinhos ao redor do rosto de recém-nascidos. Aquelas bolinhas são um tipo de acne leve causadas pelos hormônios da mãe. Na grande maioria das vezes somem naturalmente em algumas semanas.

Acne grau 1: a pele apresenta cravos e poros dilatados.

Acne grau 2: pele com cravos e espinhas com pus.

Acne grau 3: além apresentar cravos e espinhas, a pele possui lesões maiores, mais profundas e inflamadas.

Acne grau 4: grau mais intenso que inclui todos os sinais anteriores e ainda os nódulos e cistos podem se tornar abcessos e unirem-se causando deformidades permanentes na pele.

Quais as principais causas da acne?

As acnes são causadas pela obstrução das glândulas sebáceas, que produzem o sebo da pele. Essa obstrução pode ser influenciada por diversos fatores, como excesso de oleosidade, acúmulo de bactérias como Propionibacterium acnes, desregulação hormonal, histórico familiar, uma tendência à inflamação e ao acúmulo de células mortas (queratina) e um estilo de vida com dieta ruim, estresse e uso de cosméticos inadequados.

Como cuidar da pele acneica?

É preciso ter uma rotina diária de cuidados para tratar as áreas afetadas e evitar o surgimento de novos pontos. A higiene da pele definitivamente é o passo mais importante e deve ser realizada até duas vezes ao dia com produtos não comedogênicos específicos para o seu tipo de pele.

O filtro solar é o companheiro diário de todos nós e sobretudo da pele acneica. Busque sempre produtos com toque seco e evite a exposição solar que pode ser um desencadeador de espinhas.

Acne adulta tem tratamento?

Se você possui 30 anos ou mais não se espante se encontrar acne na zona U (pescoço, queixo e mandíbula). Isso se deve pelas alterações hormonais dessa fase e também de gravidez ou Síndrome dos ovários policísticos.

A acne adulta deve ser tratada assim como a acne adolescente. Um acompanhamento personalizado com médico dermatologista é essencial em qualquer fase para cuidar da sua saúde e beleza.

A alimentação pode influenciar o surgimento de acne?

Sim. Dietas ricas em açúcar e laticínios podem agravar a condição. Recomendamos uma dieta balanceada e rica em frutas, vegetais e proteínas magras.

Se tenho sintomas, qual médico devo procurar?

O médico dermatologista é o especialista em pele que pode diagnosticar e tratar a acne.

Como é o tratamento da acne?

O tratamento é personalizado e pode incluir o uso de medicamentos tópicos e orais, procedimentos como peelings e laser.

Quais soluções a Clínicas ODO oferece?

Tratamentos completos! Avaliação individual, terapias medicamentosas e procedimentos dermatológicos avançados. Desde 1973, nossa clínica médica tem atuado na vanguarda da medicina em São Paulo, dedicando-se ao bem-estar, saúde e beleza de nossos pacientes.

Responsável Técnica: Dra. Leticia Odo, MÉDICA – CRM-SP: 150.466
Especialidade: Cirurgia Plástica, RQE: 35.210