Rinoplastia

O QUE É

O nariz é uma parte do corpo que desperta a atenção por estar localizado no centro da face. Porém, só é notado quando não está proporcional com o restante do rosto, apresentando desarmonia facial. A rinoplastia é a cirurgia indicada nestes casos e consiste na alteração da forma e/ou tamanho nasal levando em consideração a proporção adequada ao formato do rosto de cada indivíduo. Muitas vezes, este procedimento é associado à correção de defeitos estruturais do nariz que causam dificuldades respiratórias. Após a correção das vias aéreas obstruídas, há melhora da qualidade de vida das pessoas que passam a respirar e dormir bem.

 

PROCEDIMENTO CIRÚRGICO Na rinoplastia, é possível a utilização de anestesia geral ou local com sedação e a cirurgia dura, aproximadamente, de duas a seis horas. Uma incisão é realizada na columela nasal (parte mais inferior e entre as narinas). Com esta técnica chamada “aberta” é possível:

  • Deixar o nariz em um tamanho maior ou menor;
  • Alterar o ângulo do nariz em relação ao lábio superior;
  • Modificar a ponta nasal.

A incisão permite o acesso para os ossos e cartilagens que suportam o nariz. Dependendo do caso, a cartilagem septal é removida e remodelada para auxiliar na estrutura nasal; esta manobra também é realizada para correção de desvios de septo que obstruem a via aérea. A nova arquitetura é obtida através de pontos nas cartilagens, promovendo a alteração desejada do formato e/ou tamanho. Em seguida, a pele é recolocada sobre a estrutura montada. Para finalizar, uma tala é posicionada acima da pele do nariz, apenas para manter a sua nova forma enquanto não esteja bem cicatrizado. Em casos mais severos, como trauma ou doença nasal com perda de cartilagens ou múltiplas cirurgias prévias no nariz, é necessário obter tecido cartilaginoso de outras regiões do corpo para o remodelamento nasal. As áreas doadoras de cartilagens, quando não há cartilagem septal suficiente, são: cartilagem costal e cartilagem auricular.

 

ORIENTAÇÕES PÓS-OPERATÓRIO Uma tala presa à bandagem é colocada em torno do seu nariz para deixá-lo no lugar e evitar qualquer impacto e só será removido em cerca de uma semana. Mesmo que protegido, é normal que seu rosto fique inchado próximo aos olhos e ao nariz após o procedimento, assim, para minimizar o inchaço e reduzir a possível dor, faça compressas frias na região. Também pode apresentar equimoses (manchas arroxeadas) na pápebra inferior por aproximadamente 10 dias, neste período, o importante é evitar a exposição solar. Além disso, você precisará manter a cabeça elevada e só retornará suas atividades após autorização médica. O resultado final da rinoplastia deve ser considerado após um ano do procedimento, período em que o edema nasal foi completamente absorvido.