Plástica Íntima

O QUE É

A plástica íntima, altamente procurada pelo público feminino, também pode ser denominada como cirurgia feminina ou “ninfoplastia”; e consiste na melhora da aparência estética da sua genitália. Esta cirurgia é indicada para as pacientes que nasceram ou adquiriram com a idade o aumento dos pequenos lábios genitais, seja através do parto, inflamação ou pela tendência genética, apresentando sua hipertrofia. Isso leva ao constrangimento da mulher, principalmente no ato e desempenho sexual devido ao excesso dos lábios na área genital, o que além do incômodo pode gerar dor local. Há também casos em que a hipertrofia dos lábios genitais dificultam a higienização da região, acarretando em um acúmulo de secreções e urina, levando à infecções constantes, como a candidíase. Dessa forma, o procedimento diminuirá os pequenos lábios, tornando-os de tamanho normal.

 

PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

O procedimento normalmente é realizado com a utilização da anestesia raqui ou peridural com sedação  para que a mulher durma durante o procedimento. É considerada uma cirurgia simples, que dura em média de 40 minutos à uma hora em meia. A cirurgiã retirará parte dos pequenos lábios que estão em excesso e, em seguida, a região será reconstruída para que ganhe um tamanho proporcional e reduzido se comparado ao anterior. Por fim, a incisão será fechada com pontos absorvíveis que não precisarão ser retirados.

 

ORIENTAÇÕES PÓS-OPERATÓRIO

Após o procedimento cirúrgico, asensibilidade do local operado pode ficar alterada durante o tempo de recuperação, no entanto retorna conforme a evolução pós-cirúrgica. E para que a recuperação seja realizada com sucesso, garantindo uma boa cicatrização é necessário seguir algumas orientações básicas como: evitar exercícios que pressionem a região, como andar de bicicletas e motos; retomar as relações sexuais após 30 ou 45 dias; limpar a região com água e sabonete depois de urinar e, usar roupas íntimas frouxas e de algodão, além de roupas confortáveis que permitam que a região permaneça bem arejada até que a cicatrização esteja completa.