Mamoplastia de Aumento

O QUE É

A cirurgia de aumento de mama, também conhecida como mamoplastia de aumento, consiste na colocação de implantes mamários para aumentar o volume e melhorar a simetria dos seios. Também é realizada para as mamas que perderam o volume e a firmeza devido ao envelhecimento, à uma brusca redução de peso, gravidez ou mastectomia (retirada da glândula mamária).

 

PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

A cirurgia para implantar a prótese de mama dura cerca de 90 a 120 minutos, sendo realizada sob anestesia geral ou anestesia local com sedação. Para que os implantes sejam inseridos são realizadas pequenas incisões, que podem variar de caso para caso:

  • Incisão Inframamária: Incisão realizada na dobra, abaixo da mama;
  • Incisão Transaxilar: Incisão realizada na axila;
  • Incisão Periareolar: Incisão semicircular inferior na aréola.

Após a incisão, a prótese mamária poderá ser locada de duas maneiras:

  • Posição Submuscular: Ou seja, sob o músculo peitoral;
  • Posição Submamária/Subglandular: Localiza-se atrás do tecido mamário, sobre o músculo peitoral.

 

ORIENTAÇÕES PÓS-OPERATÓRIO

O repouso relativo é fundamental no pós-operatório. Além disso, recomenda-se cuidado com o movimento dos braços. Exercícios físicos, bem como a realização de movimentos repetitivos e caminhadas devem ser dispensados por 15 dias a fim de não comprometer a recuperação. No pós-operatório, o ideal é que o paciente durma de barriga para cima com dois travesseiros nas costas elevando o decúbito em 30o; esta posição auxiliará na regressão do edema. Recomenda-se também o uso de modelo específico de sutiã que oferecerá mais segurança, conforto, evitando as dores e possíveis inchaços das mamas.