Mama Acessória

O QUE É

Mama acessória é o nome dado ao excesso de tecido mamário que se localiza em toda a extensão da linha embriológica, ou seja, ela pode aparecer em qualquer lugar do seio ao umbigo, sendo mais frequente na linha da axila ou próxima a ela. Há duas situações em que os sintomas estão mais evidentes: a gestação e o período de menstruação, podendo ocorrer uni ou bilateralmente. O sintomas são: aumento de tecido glandular ou massa palpável na região onde se encontra a mama acessória (geralmente região axilar) associado a dor local.

 

PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

A cirurgia que dura em torno de 40 minutos à uma hora e meia, conta na maioria dos casos com anestesia local e sedação e, resulta em uma delicada cicatriz. É realizado a partir de uma pequena incisão na prega axilar que possibilitará a retirada do tecido mamário. Além disso, dependendo do caso, para obter um melhor resultado a lipoaspiração também pode ser associada ao procedimento.

 

ORIENTAÇÕES PÓS-OPERATÓRIO

Para a recuperação desta cirurgia plástica, diferentemente da maioria, esta não necessita de cintas modeladoras ou elásticas, pois é considerado com um procedimento simples. Os possíveis hematomas e inchaços que surgirem na região desaparecem em duas semanas. O principal cuidado deve-se a movimentação dos braços que, precisa ser restrita e cuidadosa principalmente enquanto os pontos não forem retirados, a fim de não atrasar o processo de recuperação e cicatrização da incisão.