Lobuloplastia

O QUE É

A técnica da lobuloplastia é indicada para o paciente que tenha traumatizado o lóbulo de sua orelha por algum motivo, seja pelo uso excessivo de brincos pesados e alargadores bem como possíveis acidentes que tenham causado um aumento no tamanho do orifício ou mesmo o “rasgo” total do lóbulo. Acomete principalmente as mulheres devido ao uso de brincos.

 

PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

A lobuloplastia é um dos procedimentos estéticos cirúrgicos mais simples, pois é realizada com anestesia local, dura no máximo 50 minutos. Para a reparação do lóbulo, é realizado um corte na fenda do lóbulo e em seguida sutura do “rasgo. A sutura é realizada com eversão dos pontos (ou seja, há um maior contato entre as bordas, que se viram, originado uma crista invertida), de preferência com pontos em “U”, permitindo uma cicatriz mais firme.

 

ORIENTAÇÕES PÓS-OPERATÓRIO

É aconselhável manter a área limpa e seca e, recomenda-se que o uso do secador de cabelo seja evitado nos primeiros dias bem como a prática de exercícios físicos.O retorno ao consultório deve ser agendado após 1 a 2 semanas da cirurgia, quando as suturas serão removidas. A princípio, apenas uma cicatriz linear é visível no lóbulo que tende a desaparecer com o tempo. Piercings e brincos só poderão ser recolocados após 60 dias do procedimento.