Lipoabdominoplastia

O QUE É

A associação da lipoaspiração e da abdominoplastia, duas técnicas da cirurgia plástica, são encontradas em um único procedimento denominado lipoabdominoplastia, com o principal objetivo de afinar a parede abdominal. Além disso, é recomendado para quem busca remover a flacidez da pele junto à gordura a fim de criar um novo contorno corporal, harmonizando a silhueta com o restante do corpo que pode ter sido alterado devido à idade, gravidez, ou mudanças bruscas no peso.

 

PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

A lipoabdominoplastia é iniciada com a realização da lipoaspiração, pois esta técnica poderá retirar com mais eficácia o excesso de gordura, assim, a pele localizada na região abdominal ficará mais solta para o procedimento da abdominoplastia, que extrairá o excesso de pele. Em seguida, os músculos abdominais subjacentes são apertados. A cirurgia dura, em média, quatro a seis horas e conta com anestesia peridural ou geral. Já ao final do procedimento, é feito o curativo no local da incisão. Geralmente, um dreno é colocado na região pubiana para evitar o acúmulo de sangue no abdômen, promovendo uma recuperação mais rápida, com menor inchaço corporal.  A cicatriz localiza-se estrategicamente logo acima dos pelos pubianos em uma linha horizontal que se prolonga lateralmente em maior ou menor extensão, dependendo do volume do abdômen a ser corrigido.

 

ORIENTAÇÕES PÓS-OPERATÓRIO

Para uma recuperação rápida e satisfatória, as orientações pós-operatórias recomendadas pela Dra Letícia Odo devem ser seguidas com rigor. O primeiro passo é repousar nas primeiras semanas após o procedimento, evitando todo tipo de esforço muscular ou movimentação da região operada para não afetar na cicatrização. Para auxiliar neste processo, é necessário o uso de um modelador corporal também conhecido como cinta elástica para evitar o inchaço e o aparecimento de hematomas. O resultado passa a ser notado definitivamente após seis meses, tempo necessário para a acomodação dos tecidos e o amadurecimento da cicatriz.