Lifting Facial

O QUE É

Denominada como lifting facial ou ritidoplastia, esta cirurgia plástica é indicada para eliminar a flacidez facial, com a remoção do excesso de pele e atenuação das marcas de expressão. Este procedimento geralmente é realizado em pacientes acima dos 40 anos, nas quais os sinais de envelhecimento são mais visíveis. O procedimento tem o objetivo de refinar a aparência geral e criar uma nova, bem mais atraente, jovem e descansada. Ou seja, trata-se de uma cirurgia rejuvenescedora que melhorará o aspecto do rosto como um todo e também do pescoço.

 

PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

Para realizar a ritidoplastia, o paciente é submetido à anestesia geral; as incisões são realizadas próximas às orelhas e no couro cabeludo, pois além de possibilitar uma cicatriz disfarçada perto da linha do cabelo, estas incisões permitem que o cirurgião aperte o músculo e o tecido frouxo por baixo da pele promovendo uma maior rigidez da face. Após a plicatura da musculatura, é retirado o excesso de pele. A cirurgia tem duração de 4 a 6 horas e com ela é possível suavizar o sulco naso-geniano (sulco existente entre o nariz e a boca), remover o excesso de pele e gordura do pescoço (“papada”) e realçar a linha mandibular.

ORIENTAÇÕES PÓS-OPERATÓRIO

A recuperação pós-operatória, conta em primeiro lugar com uma bandagem colocada em torno do rosto do paciente que ajudará a minimizar possíveis hematomas e o comum inchaço na região. Em alguns casos, um dreno temporário também pode ser utilizado, pois ele terá a função de drenar qualquer excesso de sangue bem como fluídos que possam se acumular. A exposição ao sol deve ser evitada por pelo menos 30 dias após o procedimento, assim como a prática de exercícios físicos. Já os cabelos podem ser lavados e penteados cuidadosamente no dia seguinte.