Abdominoplastia

O QUE É

A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo à correção funcional e estética da parede abdominal. Para isso, a cirurgia consiste na retirada da flacidez, através do excesso de pele e gordura localizada, além de proporcionar a recuperação da firmeza dos músculos do abdômen. É através da aproximação dos músculos retos abdominais no intraoperatório, que um aspecto mais agradável e contorno corporal delineado, bem como abdômen liso e tonificado poderá ser alcançado. Além disso, esse procedimento também é efetivo para a remoção de possíveis estrias localizadas na região, já que há a remoção cutânea. A cirurgia não pode ser confundida como um tratamento alternativo à obesidade. Assim, é necessário que toda pessoa que deseje realizar esta cirurgia esteja saudável e relativamente próxima ao peso desejado.

PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

Esta cirurgia plástica consiste na remoção do excesso de gordura e pele localizados na região abdominal, com isso, haverá a restauração dos músculos enfraquecidos ou separados, o perfil do abdômen ficará mais suave e firme, a flacidez será eliminada e a silhueta, remodelada. O procedimento dura em média duas a cinco horas, variando conforme a extensão do tratamento, a quantidade de gordura e pele que necessitarão serem removidas e também se haverá ou não, a associação da lipoaspiração. A abdominoplastia é dividida em três etapas:

• Anestesia: O procedimento permite a utilização da anestesia raqui ou peridural com sedação, ou anestesia geral. Assim, a Dra Letícia junto com a anestesista e o paciente poderão escolher qual o tipo de anestesia indicada para cada caso.

• Incisão: Para realizar o procedimento,a cirurgiã fará uma incisão horizontal orientada na área entre a linha do púbis e umbigo que possibilitará a sutura e a reparação dos músculos abdominais enfraquecidos, junto a isso, o excesso de gordura, de tecidos e pele serão removidos. Além da cicatriz supra-púbida, em alguns casos, há a necessidade de mais uma incisão, em torno do umbigo.

• Fechamento da incisão: Esta é a última etapa do procedimento onde suturas, pomadas e curativos com adesivos são utilizados para fechar as incisões na pele, protegendo o local de qualquer infecção. E por fim, drenos temporários podem ser inseridos na parte inferior da barriga com o intuito de facilitar a aspiração no abdômen, evitando o acúmulo de líquidos (sangue e fluídos) na região.

ORIENTAÇÕES PÓS-OPERATÓRIO

Na primeira semana, orientamos o paciente a andar curvado até que a cicatrização interna seja finalizada. A dor e o incômodo são comuns nos primeiros dias. Para melhorar o quadro, sua médica poderá receitar analgésico para amenizar a dor e será necessária a utilização da cinta pós-cirúrgica, também conhecida como malha compressora, durante um período mínimo de 30 dias. Além disso, é importante que o paciente repouse, não realize exercícios físicos e evite andar desacompanhado. Para facilitar na recuperação, não use roupas apertadas, não se exponha ao sol e não realize compressas quentes no local da sutura da abdominoplastia. A drenagem linfática no pós-operatório por uma profissional experiente em “drenagem de pós-operatório” é benéfica neste período para acelerar a recuperação e melhorar o inchaço do corpo.